Dois grupos de ativistas gays de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, estão manchando com tinta vermelha outdoors do Pastor Silas Malafaia instalados em vias da cidade, sob a alegação de se tratar de uma mensagem preconceituosa. Há pouco mais de três meses, um adolescente de 14 anos, que tinha amigos gays, foi atacado na cidade por três jovens homofóbicos enquanto esperava um ônibus. Ele morreu após ser espancado.
Revoltados com a mensagem dos painéis, os integrantes dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo, revelam que o objetivo do uso da tinta de cor vermelha é simbolizar a violência sofrida pelos gays, lésbicas e simpatizantes da cidade. “São mais de 30 pessoas envolvidas nas alterações, só aqui na região. Já atacamos 243 outdoors”, admitiu o presidente do Grupo Gay Atitude de São Gonçalo, Aloísio Reis.
“Falar de fora, sendo político, é muito fácil. Difícil é viver na pele a dor de perder um filho de 14 anos, vítima da violência homofóbica”, completou Angélica Ivo, mãe do adolescente morto — Alexandre Ivo.
Questionados sobre a violência na resposta ao Pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo, ativistas gays informaram que apenas estão reagindo a um ataque inicial que partiu do próprio religioso. Silas Malafaia não foi localizado ontem por O DIA para comentar o caso.
Ainda ontem, o coordenador do Democratas (DEM), Marcelo Garcia, afirmou estar decepcionado com Indio da Costa após o candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB) ter declarado a O DIA, na quarta-feira, que os dois eram contra o projeto de lei 122/2006, que criminaliza o preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e religião.
Tuiteiros cobram posição de Serra sobre projeto de leiA discussão sobre o apoio ou não do PSDB ao projeto de lei 122/2006, que criminaliza atitudes consideradas homofóbicas, movimentou as redes sociais. Internautas cobraram do candidato José Serra um posicionamento sobre o assunto. No Twitter, o usuário identificado como mkGerald escreveu, às 16h32: “Qual sua posição a respeito do PL 122, afinal? Você é contra criminalizar a homofobia? Qual parte do projeto você acha inviável?”.
O tuiteiro rafaelbraga00 publicou, às 14h39 de ontem: “Por que o senhor é contra a lei que estabelece a homofobia como crime?”. Já Asrail escreveu, às 16h31: “Alguém tem que avisar ao @indio que esta liberdade de expressão anti-gay é a mesma que justificava as anti-negros, anti-mulheres, anti-judeus”.
O usuário bolapromato9 também perguntou: “@indio, se não foi o que você falou, o que exatamente você falou então?”.
Em sua página no Twitter, Serra falou sobre a agenda de campanha, mas não fez nenhum comentário sobre a polêmica afirmação de seu vice. Indio publicou, às 7h50: “Defendemos direitos civis dos homossexuais e a liberdade de todos, inclusive de as igrejas orientarem seus fiéis segundo seus valores”. Por Thiago Feres, Dia Online.
Confira também:
  1. Gays protestam contra vice de Serra e homofobia
  2. 6000 Homofóbicos Atacam Parada Gay