Por Rodini Netto
ditadura1A ditadura militar foi um episódio sangrento no país. De ambos os lados, pessoas morreram. A tortura realizada por parte dos militares, levou centenas de inocentes à morte, e as atividades guerrilheiras e de terrorismo, também matou pessoas inocentes.
O que se vê hoje, entretanto, é que o “julgamento” e a busca pelas condenações se dá, tão somente, contra os militares… os terroristas e guerrilheiros, não estão sendo “julgados” da mesma forma… muitos deles sequer cumpriram um só dia na prisão… estão livres por aí… mas cometeram crimes hoje considerados hediondos…
Não dá pra se fazer um julgamento de apenas um lado. Não dá…
Quem combatia o terrorismo e as guerrilhas, o fazia querendo combater o risco de implantação de um sistema mais autoritário do que a própria ditadura: o comunismo. Afinal, nos países ditos socialistas e comunistas, à época, milhões morreram porque não concordavam com o sistema imposto, com a tal “ditadura do proletariado” que, na verdade, nada mais é do que um grupinho que manda em todos…
A tal “ditadura do proletariado” matou milhões sob o comando de Stálin na Rússia… matou milhões sob o comando de Mao, na China… matou milhares sob o comando de Enver Hodxa na Albânia… matou milhares sob o comando de Fidel Castro em Cuba… Sem falar no Vietnam, Coréia do Norte, Angola, e outros países que se enveredaram pela execução de “guerrilhas socialistas”… milhares de cristãos foram assassinatos sob a égide da “revolução socialista” porque não aceitaram renegar a sua fé por Cristo…
Afinal, deixariam os militares brasileiros que o mesmo se repetisse em território nacional?
Se temos liberdade (que não existe em muito dos países já citados), neste país, para poder falar ou escrever sobre nossos direitos, essa liberdade foi garantida de uma forma autoritária sim, com uma ditadura sim, que cometeu muitos erros, mas que entregou aos civis o direito, indiretamente, um novo presidente da República (a dupla Tancredo Neves/Sarney), e posteriormente, sem ingerência, a eleição direta do presidente da República em um país que elegeu Fernando Collor de Mello e seu vice Itamar Franco. Hoje, temos uma ex-guerrilheira na presidência da República, eleita diretamente pelo voto popular.
Mas na verdade, os guerrilheiros de outrora são tão culpados pelos crimes que cometeram quanto os militares da ditadura… e todos deveriam ser responsabilizados criminalmente, de forma igual, por seus atos… e tenho dito.

Fonte: http://rodininetto.com.br/ws/?p=7992